Mindfulness vs Autohipnose

Diferença e prática entre mindfulness e autohipnose:

Mindfulness, é também conhecida em português como atenção plena ou consciência plena.
De uma forma mais simples, podemos dizer que o mindfulness foca no externo do indivíduo, ao contrário da autohipnose, na qual observamos nosso interior e sentimentos.

Você pode estar se perguntando: Mas a meditação não segue essa premissa também? Nesse caso, a carga cultural que vem agregada à essa prática é o que faz o mindfulness uma alternativa para quem não quer ter que assumir a bagagem de um rito que às vezes tem algum cunho espiritual.

Umas das vantagens muitas vezes relatadas por quem pratica o mindfulness é a forma rápida com o que se pode controlar a ansiedade.
Na prática, no exercício de mindfulness, assim como na meditação, guiamos nossos pensamentos para que ele não se perca em nossas emoções. Para ajudar nesse controle, por experiência própria, recomendo concentrar-se em pequenas interferências exteriores para que você não deixe sua atenção se voltar aos próprios pensamentos.

Existem as mais variadas técnicas para alcançar esse estado mental de atenção plena, como: observar a respiração, focar em partes do corpo mas vou recomendar um exercício que funciona para mim, e que pode adaptar a você:

PRÁTICA: Sente-se de forma confortável e permita-se fechar os olhos percebendo um estado de relaxamento bem agradável.
Escolha um foco de percepção que enquadre melhor para você. (No exemplo abaixo focarei no auditivo).
Perceba algum ruído externo, ao percebê-lo deixe calmamente de focar a atenção nesse ruído especifico e procure outro som, sem pressa, deixando que o som surja ou não naturalmente.
Não existe problema em repetir o som, use desse recurso quando perceber que sua atenção está se perdendo em algum pensamento específico.
Repita o processo o quanto achar necessário. Enquanto o próximo estimulo auditivo não surgir, tente aproveitar o vazio da espera.

Com o treino, você vai perceber que não precisa procurar pelo próximo estimulo, ou que pelo menos ficarão mais espaçados sem a necessidade de se preocupar com um pensamento intrusivo.

Lembre-se: esse exercício apesar de parecer simples, pode ser muito complicado para quem está começando, então conheça ao seu tempo. Muitas vezes um minuto parece pouco, mas pode sim ser um longo caminho até se acostumar com o processo. Respeite seus limites e perceba que técnica traz melhor resultado para você.

Hipnoterapeuta César Bonfá

MARQUE UMA CONSULTA

Se você está disposto a experimentar todos os benefícios que a hipnoterapia pode te proporcionar, clique no botão ao lado e agende uma consulta.

QUERO AGENDAR
2018-05-03T16:07:31-03:00