Dúvidas Gerais 2018-03-23T22:51:31-03:00

Minhas Dúvidas

Listamos abaixo algumas das dúvidas mais comuns sobre hipnose

Anamnese é uma entrevista realizada pelo profissional, com a intenção de ser um ponto inicial no tratamento desejado. Por meio das perguntas, o hipnoterapeuta vai conhecer um pouco mais sobre seu cliente, suas queixas e seus objetivos, maximizando os resultados do tratamento.

A primeira sessão normalmente tem 1 hora de duração. Começa pela anamnese (entrevista de avaliação) para que o hipnoterapeuta possa descobrir qual sua queixa e objetivo. Em seguida, ele recomenda a forma de tratamento que melhor se encaixa em seu perfil. Normalmente, o tratamento ocorre de uma a três sessões, exceto em casos de vícios ou emagrecimento. Nesta sessão, o cliente também vivenciará um processo de indução e relaxamento para que experimente o estado de hipnose.

Você pode encontrar aqui um artigo detalhado de como é uma sessão de Hipnoterapia Clássica. Aproveite para ler a matéria completa e tirar suas dúvidas.

Todas as pessoas podem realizar o tratamento de hipnoterapia, exceto em casos de esquizofrenia, epilepsia, psicoses e senilidade. Hipnose Clínica não é recomendada para tratamento de doenças somáticas, ou seja, deficiências exclusivamente Físicas e Corporais.

Todas as pessoas são hipnotizáveis desde que queiram e sigam as instruções do hipnoterapeuta. Não é possível hipnotizar uma pessoa que não queria ou não lhe dê a permissão.

Hipnoterapia é muito eficaz para o tratamento de diversos distúrbios, tendo excelentes resultados em poucas sessões, diferente de outras abordagens terapêuticas que requerem anos de tratamento, como mostra estudo realizado pelo psicólogo americano Alfred A. Barrios. A pesquisa mostra que, em média, em 6 sessões, a hipnose clínica teve um aproveitamento de 93% de sucesso em tratamentos diversos, contra 72% da Terapia Comportamental que levou em média 22 sessões (5 meses) e a psicanálise, que ficou em último lugar: 38% de recuperação em 600 sessões num tempo de 12,5 anos.

Muitos pensam que a pessoa que faz hipnose clínica não se lembrará do que aconteceu na consulta. Mas isso é um mito. Em nenhum momento o paciente fica inconsciente. Pelo contrário, durante o transe a pessoa fica altamente concentrada e responde a tudo o que está acontecendo, podendo sair desse estado de relaxamento a qualquer momento.

Diferentemente do que boa parte da população acredita, durante a consulta de hipnose, o paciente não dorme. A hipnose e o sono são estados diferentes. Quando uma pessoa dorme, ela não tem controle sobre os seus pensamentos e ações. Já, quando está hipnotizada, consegue participar ativamente, tendo total controle da situação.

Se você já ouviu que nas consultas de hipnose a sua mente pode ser reprogramada, essa informação representa uma verdade. Isso acontece porque a mente funciona como um computador e por meio das técnicas da hipnose clínica e da PNL é possível reprogramar alguns comportamentos, hábitos e atitudes, promovendo o bem-estar do paciente que sofre com algum transtorno.

Por ser não-invasiva e segura, não há qualquer risco associado ao uso de hipnose clínica com outras técnicas terapêuticas.
Essa conjugação de técnicas, inclusive, permite que o paciente comece a enxergar os resultados positivos da hipnose clínica mais rapidamente.

O cliente, em hipótese nenhuma, fala ou revela informações que gostaria de manter em segredo. Você pode controlar tudo que deseja ou não falar e não realiza nenhuma ação que não faria se estivesse em estado consciente.

Não existe nenhuma possibilidade de um paciente ficar preso em “transe”, ela é inexistente e está fora de cogitação. Uma pessoa hipnotizada jamais ficará nesse estado para sempre, até porque entramos e saímos do transe o tempo todo e isso é um fenômeno natural que acontece com todas as pessoas no dia-a-dia.

Alguém pode estar se perguntando agora “E se o hipnoterapeuta morrer, o que acontece com o sujeito que está em transe?”. É simples, o sujeito vai abrir os olhos, perceber que o hipnotizador apagou e vai chamar uma ambulância.

Essa dúvida ocorre normalmente por pessoas que não conhecem, ou nunca passaram pelo estado de hipnose. Ao perceberem que durante todo o processo a pessoa continua consciente, essa dúvida não existirá mais.

MARQUE UMA CONSULTA

Se você está disposto a experimentar todos os benefícios que a hipnoterapia pode te proporcionar, clique no botão ao lado e agende uma consulta.

QUERO AGENDAR