Como funciona o tratamento com o balão gástrico hipnótico em detalhes?
O balão intragástrico que os médicos usam para a intervenção real é feito de silicone é inserido no estômago por endoscopia. Após instalado, ele é preenchido por um líquido contendo azul metílico, que ajuda a identificar um possível rompimento. O balão preenche uma parte do estômago, diminuindo o espaço livre e causando uma sensação de saciedade muito mais rápida.
Porque essa informação importa para seu tratamento hipnótico?
Costumamos explicar todo o processo, detalhando os passos, mostrando imagens, gerando expectativa e entendimento. Com isso, sua mente entenderá as implicações e refletirá o resultado esperado pós tratamento hipnótico.
Mas é tão simples assim?
Infelizmente não, vamos detalhar um pouco mais todo o procedimento para que possa entender a seriedade do trabalho:
Inicialmente, recomendamos o acompanhamento de um nutricionista. Muitos clientes costumam ter uma mudança bem expressiva na quantidade de alimentos, por isso esse acompanhamento multidisciplinar é importante para saúde e acaba facilitando também alcançar o seu objetivo.
É importante saber, também, que o tratamento de emagrecimento realizado por bons profissionais não se baseia apenas na aplicação do balão gástrico hipnótico. É necessário identificar também os sentimentos que estão ligados à causa do sobrepeso, como por exemplo, a ansiedade. Identificar gatilhos diários também faz parte da entrevista inicial, e com essas informações realizar o plano de ação que será divido em sessões.
Sobre a duração, muitos tratamentos podem ter uma melhora significativa com uma sessão única, mas o emagrecimento, na minha opinião não é uma delas. É necessário um acompanhamento próximo e recomendamos, no mínimo, de 3 a 4 sessões para um resultado efetivo.
Então como são distribuídas as sessões?
Realizamos inicialmente uma entrevista para identificar os hábitos alimentares, levantando horários de estímulos e costumes negativos que podem disparar práticas contra nosso propósito do emagrecimento. Com esses dados efetivamente levantados, criamos um plano de ação para as próximas consultas, mas que em sua essência segue a sequência abaixo:
Na primeira sessão efetiva do tratamento, que será um pouco mais longa, faremos uma limpeza emocional, o profissional ressignificará sentimentos que possam interferir nas suas atitudes diretas ao sobrepeso. Logo após a primeira sessão, é natural perceber mudanças de hábitos que costumavam ser inconscientes.
Na segunda sessão finalmente instalaremos efetivamente o balão gástrico hipnótico, daremos sugestões diretas para tratar gatilhos e estímulos que facilitarão inclusão e substituição de alimentos sem o impacto de um enfrentamento interno constante.
Nas sessões seguintes, o reforço é importante para que a rotina não volte a se instalar. Analisaremos os resultados, tonificaremos o balão hipnótico e se necessário inflaremos seu tamanho.
Será refeita também o trabalho de limpeza dos gatilhos e substituição de hábitos. Esse trabalho é valioso já que, para algumas pessoas, sugestões diretas não costumam ser tão duradouras, e devemos nos precaver para que não hajam recaídas inesperadas.
No momento correto, podemos utilizar técnicas de projeção para o futuro, na qual o cliente pode sentir a diferença de suas atitudes em resultados.
Além de todas as técnicas citadas, podemos também fazer uso da PNL (Programação neurolinguística). Nela possuímos ferramentas que podem auxiliar o tratamento no decorrer da terapia e em situações específicas.
Como você pode ver, a instalação do balão gástrico hipnótico necessita de uma série de procedimentos importantes para o sucesso do tratamento.
Procure sempre um profissional qualificado e procure-nos em caso de dúvida.
Hipnoterapeuta César Bonfá