Despertando a criatividade
Todos nascemos com habilidades criativas, dotados da habilidade de inovar, encontrar soluções e criar coisas novas. Os nossos cinco sentidos estão atentos para perceber o mundo que nos rodeia.
Entretanto, algumas pessoas não têm motivação para colocar essa criatividade em prática. Isso normalmente ocorre porque para despertar a criatividade, é preciso encontrar algo que te motive. Algo que te dê um significado à vida, ou seja, o seu PROPÓSITO!
Escrevemos sobre como encontrar o seu propósito alguns dias atrás. Você pode dar uma olhada nesse material para te ajudar a encontrar a sua missão de vida. Uma boa pergunta a fazer a si mesmo nesse processo é: Se eu tivesse tempo e dinheiro o que eu gostaria de fazer?
Encontrar um POR QUÊ é essencial nesse processo. Quando você tem um motivo forte, você fica entusiasmado a encontrar os COMOs, ou seja, os caminhos e ai a CRIATIVIDADE começa a aparecer.
O que pode bloquear a criatividade?
A personalidade é formada na infância, quando as nossas crenças são estabelecidas.
Nascemos com as habilidades de criação, no entanto, ainda na infância começam a surgirem os bloqueios. O excesso de padronização, o medo de errar, o medo da mudança, o esforço para se enquadrar nas normas, o excesso de atividades e a preocupação com a opinião dos outros começam a moldar nossas ações, de modo a limitar os processos criativos.
As crianças ouvem muito mais a palavra NÃO do que a palavra SIM, muitas vezes ouvem muito mais BRONCAS do que ELOGIOS. Tudo isso vai podando a liberdade criativa da criança.
Com isso, não quero dizer que a criança não deve receber limites, definitivamente, ela deve ser ensinada, mas também deve ser ouvida. Em alguns momentos, a criança pode ter uma opinião diferente da dos pais ou da figura de autoridade e mesmo assim ser uma visão correta. Quando a criança se sente ouvida, ela eleva a auto estima, sente-se mais autoconfiante e, portanto, mais criativa.
As crenças limitantes e a criatividade
Desde criança, conforme o que escuta das figuras de autoridade, como pais, avós e professores, além das suas próprias vivências, a pessoa vai formando suas crenças, ou seja, aquilo que acredita como sendo verdade. Essas crenças se estabelecem no inconsciente e guiam a vida dessa pessoa. E algumas dessas crenças podem limitar muito a liberdade criativa.
Por exemplo, frases como:
– Isso não é pra nós.
– Não temos dinheiro para esse tipo de coisa.
– Isso é perda de tempo.
– Isso sempre foi feito assim, pra que mudar agora?
– Você é burro.
– Você não consegue.
E muitas outras frases como essas. Pode ser que agora, você mesmo esteja lembrando de alguma que você tenha ouvido repetidamente, ou pode ser que você mesmo agora perceba que há em você algum registro como esse, que pode estar limitando o seu potencial criativo.
A boa notícia é que você pode mudar. Algo que fez sentido ou foi bom para outra pessoa em outro momento, pode não ser bom pra você agora e você pode mudar, ajustar para aquilo que será bom e fará sentido para você hoje.
A hipnoterapia pode ser uma ótima aliada nesse processo de ajuste de crença e na construção de novos hábitos que contribuam para que você desperte a sua criatividade.
A história do elefante
Lembra antigamente quando haviam animais no circo? O elefantinho bebê quando nascia no circo tinha a perna amarrada a uma estaca presa ao chão para não fugir. Ele tentava fugir, mas percebia que não conseguia porque sua pata estava presa.
Conforme ia crescendo, a força do elefante ia aumentando muito e um elefante adulto facilmente poderia se soltar da estaca e fugir. Mas como cresceu com a crença de que estava preso e que não conseguia, quando chegava à fase adulta ele já nem tentava mais escapar.
É assim que funciona a crença com um ser humano também. Pode ser que em algum momento da vida, você tenha ouvido que não podia ou se percebido preso a algum padrão e, com o passar do tempo, você parou de tentar, de inovar, de criar e apenas aceitou a situação. Mas, assim como o elefante adulto, você agora também já pode se soltar, pode experimentar novas oportunidades e colocar em prática novas ideias.
10 Dicas para ajudar você a despertar a sua criatividade
Encontre o seu propósito de vida (leia o texto sobre isso aqui em nosso site)
Ajuste as suas crenças limitantes – se precisar, busque ajuda para isso
Descanse adequadamente – a mente cansada fica improdutiva
Organize os seus ambientes – isso ajudará você a organizar a sua mente
Conheça novos lugares – saia da sua zona de conforto e veja o mundo lá fora
Leia e converse com as pessoas – amplie seus horizontes – compartilhe experiências
Faça uma caminhada ou sente-se confortavelmente em uma poltrona – dedique um tempo ao ócio
Faça atividades que liberem endorfina: atividade física – jogue um jogo de tabuleiro – faça palavras cruzadas – dance
Tenha sempre em mãos um bloco de notas (pode ser no celular) e anote as ideias que venham à sua mente
Sonhe – tudo o que existe hoje de grandioso começou no sonho de alguém
Hipnoterapeuta Juliana Carreira