Um breve resumo da evolução da hipnose

Um resumo da evolução da hipnose!

Como todas as ciências, a Hipnoterapia passou por muitas evoluções.

Desde que surgiu até hoje, o processo terapêutico por hipnose passou por muitas mudanças, adaptações e, podemos até dizer, algumas fases de tentativa e erro.

No início, os hipnólogos demoravam horas para colocar o paciente em transe, o que tornava o tratamento praticamente inviável.

Em outra fase, os pacientes entravam em transe, mas recebiam apenas sugestões de comandos simples: conhecidas hoje como “sugestões diretas”, o que resultava apenas em uma solução passageira, voltando os sintomas em um curto espaço de tempo.

Mesmo com esse método de resultados questionáveis, era possível verificar o poder da sugestão. O paciente cujo inconsciente aceitava a sugestão direta, tinha melhoras impressionantes, alguns, por exemplo, voltavam a enxergar ou a andar após longos períodos de tempo incapacitados. Por essa análise, era possível afirmar de forma prática o poder que a “mente” exercia sobre o “corpo”.

Tendo isso, o estudo continuou. Sigmund Freud e Josef Breuer adotaram tratamentos com hipnoterapia em seus pacientes e conseguiam assim chegar às lembranças gravadas no subconsciente.

No entanto, através de um processo de terapia conversacional, também foram percebidos bons resultados e uma melhora significativa, e então, acabaram abandonando a hipnose. Dá-se assim a base do estudo da psicanálise de Freud.

Na época, no entanto, o processo ainda não tinha um método formado e eles acabaram desistindo de continuar aplicando a terapia por hipnose partindo para um estudo próprio de tratamento.

Já no século 20, grandes nomes na área de hipnose surgiram, como Dave Elman, pai da Hipnose Clássica e Milton Erickson, que criou seu próprio método hipnose conversacional por meio de metáforas, hoje conhecida por Hipnose Ericksoniana.

Hoje, em meio a inúmeras técnicas importantes, podemos considerar que uma grande evolução da hipnoterapia é o processo de ressignificação das lembranças acessadas durante o transe. Sabemos que, apenas acessar as lembranças ajuda o cliente a entender a fonte dos traumas, mas não resolvem o problema por completo. No entanto, quando acessamos as lembranças e conseguimos conduzir o cliente de modo que ele consiga passar por elas, dessensibilizando os sentimentos, os traumas podem realmente ser eliminados.

Dessa forma, episódios traumáticos da vida, às vezes da infância ou da adolescência, que podem influenciar negativamente o adulto, são dessensibilizados, melhorando consideravelmente a qualidade de vida do cliente.

Experimente a Hipnoterapia e sinta os benefícios que ela pode te trazer!

Hipnoterapeuta Juliana Carreira Bonfá

MARQUE UMA CONSULTA

Se você está disposto a experimentar todos os benefícios que a hipnoterapia pode te proporcionar, clique no botão ao lado e agende uma consulta.

QUERO AGENDAR
2018-07-17T13:19:50-03:00