Lidando com as consequências do abuso sexual infantil

Lidando com as consequências do abuso sexual infantil

Assunto tabu, apesar de tão presente nas famílias brasileiras, o abuso sexual é uma triste realidade. Os dados do Ministério da Saúde do ano passado mostram que entre 2011 e 2017 foram notificados 184.524 casos no Brasil, sendo 31,5% contra crianças e 45% contra adolescentes.

Os abusos deixam marcas pesadas, que podem ser carregadas ao longo da vida toda e geram sentimentos que, se não forem tratados, podem prejudicar a vida adulta.

Infelizmente, muitas crianças abusadas desenvolvem crenças limitantes, que podem atrapalhar sua vida e seus relacionamentos como adultos. As crenças mais comuns que podem aparecer são:

  1. Especialmente quando o abuso vem de um membro da família, o que representa quase 70% dos casos no Brasil, gera uma confusão, levando a criança a pensar “alguém que deveria me amar e me proteger me machuca, então eu não mereço ser amada”. Essa criança pode então se tornar um adulto que, inconscientemente, vai se envolver em relacionamentos abusivos, porque acredita que não mereça receber amor.
  2. Quando a criança é coagida, sente medo, sente impotência e sente-se incapaz, pode crescer crendo que não vale nada. Na fala dessas pessoas normalmente frases como “sou um lixo” ou “sou incapaz”. Nesse caso, quando adultos, podem evitar os relacionamentos, porque não se acham bons o suficiente para encontrarem um amor.

Apesar de muito grave e triste, a hipnoterapia pode ser uma ótima ferramenta para auxiliar a pessoa a lidar com as feriadas e transformar as crenças limitantes em crenças fortalecedoras.

O primeiro passo é ressignificar o sentimento gerado pelo abuso. Pode parecer impossível, mas já atendi muitos casos de pessoas abusadas que conseguiram neutralizar episódios de vida terríveis, como crianças abusadas antes dos 5 anos, crianças abusadas pelos pais e até um caso de uma criança abusada por 4 pessoas ao mesmo tempo.

Uma vez neutralizado o sentimento, o próximo passo é o perdão. Quando digo perdão, não estou dizendo que a vítima vai aceitar ou esquecer a agressão. Por perdão quero dizer: permitir tirar de dentro de si a dor guardada por anos e permitir livrar-se da culpa de se achar responsável pelo que ocorreu.

Finalizado o processo de perdão, esse adulto com os sentimentos transformados e com coração aliviado está pronto para ajustar as crenças, construindo crenças fortalecedoras que vão guia-lo para uma vida de autoconfiança, amor próprio e auto estima elevada. É possível lidar com esses episódios trágicos e viver em paz!

Experimente a Hipnoterapia!

Hipnoterapeuta Juliana Carreira Bonfá

MARQUE UMA CONSULTA

Se você está disposto a experimentar todos os benefícios que a hipnoterapia pode te proporcionar, clique no botão ao lado e agende uma consulta.

QUERO AGENDAR
2020-02-09T10:25:54-03:00