O que fazer quando o estresse sai de controle?

O que fazer quando o estresse sai de controle?

Na correria do dia-a-dia, as pessoas vivem sobrecarregadas de responsabilidades: casa, família, trabalho, estudo, trânsito, corpo perfeito, contas a pagar. Cobranças e mais cobranças de todos os lados. Se não existe uma válvula de escape, o estresse poder acabar saindo do controle. Os sintomas mais comuns são:

• Perda do prazer de fazer as coisas do dia-a-dia: a pessoa começa a não ter mais vontade de nada, não quer mais sair, passear, encontrar as pessoas queridas. O estressa pode levar a pessoa ao isolamento.

• Dores e tensões musculares: dores nas costas, dores de cabeça, dores de estômago, muitas vezes são associadas ao estresse descontrolado. Há ainda a fibromialgia, doença que provoca dores musculares generalizadas e que são causadas especialmente por fatores emocionais.

• Perda de concentração: esquecimento, dificuldade em se concentrar, procrastinação e diminuição da performance.

• Compulsões: em alguns casos, a válvula de escape do estresse acaba se tornando um vício – alcoolismo, vício em drogas, vício em comida que pode provocar sobrepeso, aumento do tabagismo, entre outros descontroles.

• Aumento da pressão arterial e dos níveis de glicemia: nervosismo, sedentarismo, sobrepeso, estresse e má alimentação podem gerar alterações na pressão arterial e nos níveis de glicemia, podendo provocar consequências muito graves para a saúde.

• Ansiedade e angústia: tristeza, crises de pânico e outros sintomas da depressão podem se acentuar muito quando os níveis de estresse se elevam.

O que fazer então quando esses sintomas começam a sair do controle?
A primeira dica é buscar um equilíbrio, colocando-se em primeiro lugar: alimentação e sono adequados e atividade física regular promovem um bem estar incrível logo nos primeiros dias.
Depois, ajuste sua agenda, de modo que você consiga dividir o tempo entre família, trabalho, descanso e lazer. Abrir mão de algum deles inevitavelmente vai levar ao descontrole do estresse.
Tenha um hobby, faça algo que você ama, que te dê prazer e que te ajude a espairecer.
Busque ajuda profissional para te amparar no processo. Profissionais como médicos, nutricionistas, educadores físicos, psicólogos, terapeutas e hipnoterapeutas podem te ajudar muito a ajustar e manter o seu objetivo.
Falando mais a respeito da hipnoterapia, que é minha área de atuação, ela pode te ajudar a:

• Ajustar as crenças limitantes ou equivocadas que estão te colocando nesse padrão de atividade gerador de estresse, transformando-as em crenças fortalecedoras, que te impulsionarão para os teus objetivos.
• Tratar os traumas e os sentimentos negativos que trazem uma carga emocional pesada para a vida, proporcionando leveza e tranquilidade.
• Uma vez ajustadas as crenças, auxiliar nas mudanças de hábitos, em todas as áreas, que modo a construir um estilo de vida saudável e de bem estar.

Experimente uma vida equilibrada: saúde, família, trabalho e lazer. Viva bem! Viva feliz!

Hipnoterapeuta Juliana Carreira Bonfá

MARQUE UMA CONSULTA

Se você está disposto a experimentar todos os benefícios que a hipnoterapia pode te proporcionar, clique no botão ao lado e agende uma consulta.

QUERO AGENDAR
2020-02-29T18:24:42-03:00