Como se livrar da solidão
O que é a Solidão?
Solidão é um sentimento de profunda sensação de vazio, mesmo que à sua volta, esteja rodeado de pessoas. É uma sensação de falta de proteção, insegurança e vulnerabilidade. Parece que sempre está faltando algo.
Normalmente, indivíduos com 18 a 22 anos de idade são os que mais sofrem com a solidão, de acordo com dados de pesquisa realizada pelo Cigna, uma organização americana de serviços de saúde,
A pessoa que sofre de solidão, normalmente, tem os seguintes sintomas: ansiedade, alterações hormonais, depressão (com sentimento de tristeza profunda), estresse, baixa imunidade e insônia.
A solidão começa a ser um problema ainda mais grave quando, além de não se sentir bem sozinha, a pessoa busca relacionamento com pessoas que fazem mal para ela e, nesse caso, podem acabar entrando em relacionamentos abusivos.
Obviamente, isso não acontece conscientemente, ninguém quer ter esses sentimentos, ninguém que se relacionar com pessoas que fazem mal, isso acontece por crenças e padrões inconscientes.
Normalmente, as pessoas que sofrem de solidão tem alguma crença limitante que as levam a sentirem-se assim.
Por que me sinto tão Sozinho?
Atendi a um rapaz que tinha muita dificuldade em ficar sozinho em casa e que nunca conseguiu ficar solteiro e, durante o casamento, ainda acabou tendo relacionamentos extraconjugais porque, quando se sentia sozinho em casa, buscava outras mulheres.
Ele não fazia isso porque não amava a esposa, pelo contrário, ele tinha uma crença limitante que pode ser resumida na seguinte frase: “as pessoas quando ficam sozinhas choram”.
Por incrível que pareça, durante o processo de terapia, buscando a raíz dessa crença, encontramos um dia em que ele prendeu um coleguinha de classe em uma sala vazia e o menino chorou. A culpa que ele sentia por ter feito isso com aquele garotinho, gerou nele uma crença de que ficar sozinho e muito ruim. E essa crença guiou toda vida dele até conseguimos ajustá-la e ele agora pode sentir-se muito bem em sua própria companhia.
A solidão também pode ser desencadeada por situações traumáticas. Atendi a uma moça, que também sofria muito quando estava só. Isso estava corroendo o coração dela. Após o segundo divórcio, ela estava despedaçada, frágil e não compreendia o porquê de sempre ser abandonada.
Durante o processo de tratamento, encontramos que a solidão começou quando ela era criança e perdeu o pai com câncer. O pai era o herói para ela, era um pai amoroso e companheiro e, quando ele morreu, a sensação de abandono se registrou tão forte em seu inconsciente, gerando a seguinte crença: “se até meu pai, meu maior amor, me deixou, todas as pessoas também vão me deixar”. E inconscientemente, ela afastava as pessoas dela.
Ressignificando essa perda, toda a sensação de solidão pode ser transformada, de modo que ela agora tem um coração tranquilo que pode construir relações saudáveis e duradouras.
É possível amar a sua própria companhia!
Tratando os traumas e ajustando as crenças, aumentando a auto estima e controlando os sentimentos negativos, é possível sentir-se bem consigo mesmo, amado e querido. É possível saber que você pode estar fisicamente só em alguns momentos, mas não se sentirá emocionalmente só.
Você pode amar passar um tempo conhecendo melhor a si mesmo, fazendo atividades que te dão prazer e descobrindo novos hobbies.
Experimente a hipnoterapia e seja feliz em sua própria companhia!
Hipnoterapeuta Juliana Carreira