Muitas pessoas sentem medo ou insegurança quando pensam em Hipnose, principalmente por desconhecimento ou preconceitos.
Primeiro, é importante esclarecer que Hipnoterapia é ciência. Não se trata de religião ou nenhum processo espiritual. Trata-se da aplicação de técnicas que conduzem a pessoa a um estado de relaxamento tão profundo que ela tem acesso à memórias ou registros que estão no subconsciente e que, em alguns casos, estão gerando algum trauma, transtorno ou bloqueio.
Por meio do acesso à essas lembranças e orientação do profissional, a pessoa tem a oportunidade de atribuir um novo significado à raíz causadora dos problemas e, portanto, mudar sentimentos, pensamentos ou hábitos.
Os maiores mitos da Hipnose são:
1. Vou ficar em transe para sempre.
Entenda que o processo de transe é um estado natural de relaxamento. Um estado semelhante acontece quando ficamos muito concentrados na televisão ou quando estamos jogando no celular. Um exemplo interessante é quando a pessoa está acostumada a dirigir para o mesmo lugar e, em alguns dias, chega ao lugar no “automático”, como se o carro tivesse ido sozinho. Esses são exemplos de transe. Sendo assim, por ser um estado natural, assim como entrou em transe, a pessoa consegue sair do transe no momento em que quiser.
2. Eu não sou hipnotizável
Como disse anteriormente, o estado de transe é natural para a mente e, portanto, funciona com 100% das pessoas. No entanto, o processo de hipnoterapia pode não acontecer se a pessoa estiver sob o efeito de estimulantes, se não concentrada ou se não estiver disposta a seguir todas as orientações do hipnoterapeuta. Portanto, para que o processo aconteça, basta a pessoa querer e estar disposta.
3. Vou fazer ou dizer algo que eu não queira
Durante o processo de hipnose, a pessoa não perde a consciência. Ela ouve e consegue responder a tudo o que acontece no ambiente. Se não fosse assim, ela não conseguiria seguir as orientações do hipnoterapeuta. Dessa forma, a pessoa em transe não diz e não faz nada que ela não faria se não estivesse em transe. Ora, nossa mente é incrível! Ela nos protege de tudo o que pode nos causar dano. Portanto, o seu senso de julgamento não é alterado no processo de hipnose e, quando você voltar do transe, conseguirá lembrar de tudo o que aconteceu.
Por ser uma ferramenta tão poderosa de acesso ao subconsciente, a Hipnoterapia permite mudar padrões, eliminar bloqueios e tratar doenças com causas emocionais. Além de proporcionar uma sensação de relaxamento e bem estar. Livre-se dos medos, Experimente a Hipnoterapia!
Hipnoterapeuta Juliana Carreira Bonfá