Síndrome de Burnout: como lidar com ela?

Síndrome de Burnout: como lidar com ela?

A síndrome de Burnout foi definida pelo psicólogo alemão-americano Herbert Freudenberger e é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma síndrome ocupacional “resultante do estresse crônico no local de trabalho que não foi gerenciado com sucesso”.

Caracteriza-se pela presença de três elementos principais: sensação de exaustão, sentimentos de que o seu trabalho tem pouco valor com consequentemente pior desempenho profissional, e sintomas como a depressão.

A maior parte dos profissionais hoje em dia enfrenta os mesmos desafios. Penso que já começam quando o profissional dorme pouco porque precisa acordar muito cedo para chegar ao trabalho, portanto, já acorda cansado.

Depois disso, se estendem no caminho de ida e volta ao trabalho. De duas a quatro horas por dia são gastas em trânsito ou em condução lotada de baixa qualidade. Ou seja, já cansado das poucas horas de sono e agora estressado do transporte, esse profissional chega ao trabalho.

Em nosso mercado de trabalho competitivo, no qual as pessoas estão diariamente sendo levadas ao limite com metas muito elevadas, cobrança, prazos curtos, estresse, algumas vezes com problemas de relacionamento com o chefe ou os colegas, o profissional é levado emocionalmente ao extremo.
Quando não tem uma válvula de escape, o profissional acaba ficando imerso nessa rotina, passa a sentir-se desvalorizado, perde a motivação pela carreira e, consequentemente, acaba levando esses sentimentos para casa, prejudicando ainda o relacionamento familiar.

Você provavelmente conhece alguém que esteja passando por isso, ou você mesmo já passou por isso.

Vamos tratar a questão por dois lados: a prevenção e o tratamento.

Se o profissional está passando por pressão, mas ainda não está com os sintomas, o que fazer para prevenir que a síndrome se instale?

Creio que o mais importante é estabelecer as prioridades. Todos precisam trabalhar e o trabalho realmente é muito importante, mas não pode ser mais importante do que a sua saúde. Portanto, se perceber que o trabalho está afetando o seu bem estar, pare e repense, estabeleça novas rotinas, preserve seu horário de descanso e deixe o trabalho no trabalho.

Tenha uma válvula de escape, tenha um hobby e faça atividades que te dão prazer. Envolva sua família em atividades de lazer, que aproximem o relacionamento e gerem felicidade e paz. Isso vai ajudar a acalmar sua mente, de modo que você consiga manter o equilíbrio e possa lidar melhor com o estresse no trabalho.

Por outro lado, se você já está sofrendo da síndrome, você deve buscar ajuda. O indicado é procurar um psiquiatra que te auxilie com medicações que possam diminuir a ansiedade e melhorar o sono. Também é indicado procurar atendimento com psicólogo e/ou hipnólogo, para te ajudar a se auto conhecer, entender os gatilhos que estão levando ao estresse e contribuir para o estabelecimento de uma nova rotina.

Você pode ser um profissional bem sucedido, construir uma carreira de sucesso e mesmo assim desfrutar de bem estar e de bons relacionamentos familiares!

Experimente a Hipnoterapia!

Hipnoterapeuta Juliana Carreira Bonfá

MARQUE UMA CONSULTA

Se você está disposto a experimentar todos os benefícios que a hipnoterapia pode te proporcionar, clique no botão ao lado e agende uma consulta.

QUERO AGENDAR
2020-02-18T20:55:20-03:00